Babà Milton ti Òiyà

Babà Milton ti Òiyà

Perfis Associados

Site: www.aseoiyafuninika.com.br
Facebook: www.facebook.com/baba.miltontioiya

É Kààbó Ónilè Òiyà - "Sejam bem vindos ao mundo de Iansã!"

MISSÕES VISÕES E VALORES

1. Desenvolver o crescimento religioso Afrobrasileiro.

2. Propagação de suas Divindades - Os Orisás.

3. Conscientização da devida utilização dos Recursos Naturais - fauna, flora e hídricos.

4. Divulgar o Candomblé com Religião de Matriz Africana reconhecida pela Constituição Brasileira.

5. Estimular dentro dos conceitos Candomblecistas, o crescimento e equilibrio espiritual em seus seguidores e adéptos.

“Héèpà, Oiya Olómo Mesan, Ibá Re Ò!” Eeepa Oiya, que tem nove filhos, eu te saúdo!

“Héèpà, Oiya Olómo Mesan, Ibá Re Ò!” Eeepa Oiya, que tem nove filhos, eu te saúdo!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Raízes de Babá Milton - Djeji Nago Vodunce - O início

Babá Milton foi iniciado numa casa Djeji pelo Doté Mario ti Besen em 11 de outubro de 1987 no Jardim Ingá-GO, entorno do DF no antigo Asé Ile Airá. Foi um barco composto de uma Oiyá (Babá Milton) e uma Opará (sua cunhada Mariangela Madeira). Foi inclusive o primeiro Iyao de Doté Mário em Brasilia. Estiveram em sua saída Babá Lilico ti Osun, Finada Iyá Janeth ti Onira (sua madrinha de Omoruncó) dentre outros. Doté Mário informou a Babá Milton pertencer as raízes de "Tata" Fomutinho ti Osun. Segue informaçoes sobre esse tão ilustre Sacerdote.

Tata Fomutinho de Osun


Antonio Pinto de Oliveira (Tata Fomutinho d´Oshum) foi o primeiro homem a ser iniciado no culto aos Voduns por Gaiaku Maria Angorense em 25 de dezembro de 1913, Depois de iniciado ele participava como pai pequeno numa casa de angola onde era chamado de Tata, daí o nome com o qual é famoso até hoje.


Veio para o Rio de Janeiro em 1930 e aqui criou sua Roça de Santo, inicialmente no bairro de Santo Cristo, mudando-se depois para Madureira e depois para São João de Meriti.


Tata Fomutinho sem dúvida foi uma pessoa notável e que adquiriu ao longo do tempo muitos filhos de santo,(os quais serão citados nos tópicos) mas veio a falecer em 26 de junho de 1966. Dele ficou, além da lembrança, um legado religioso inestimável, preservado por aqueles que por ele foram iniciados dentro do Asé Jeje-Manhi.


Doté Antonio Pinto de Oliveira , foi um dos membros recolhido no 2º barco do Kwe Sèjá Hundè a saída foi no dia 25 de dezembro de 1914. Este barco era composto de cinco voduns e dois ogãns. Deste barco fazia parte o nosso saudoso ANTONIO PINTO DE OLIVEIRA (FOMOTINHO) D’Osun, mais conhecido como "TATA FOMOTINHO" Arroboboi Aziri!!!! No ano de 1930 Tata Fomutinho chegava ao Rio de Janeiro na Rua do Bispo, graças a Marcelino de Sango e Josefa D’Ogun, fez o vodum de SEBASTIÃO DA PRATA (Babá Beija-Flôr). Em 1936, Tata Fomutinho fundava seu próprio Asé na Estrada do Portela 606, o KWE SÈJÁ NASSÒ, podemos ainda citar alguns de seus filhos: Luzia de Anãe, Luzinete de Vodun Jó, Arlete de Ajelain, Jorge de Abé (Jorge de Yemonjá (Kwe sèjá Tessi), não podendo esquecer de Djalma de Laalu, Almerinda de Otolu, Leandro D'Ogum, Berenice de Agé, Zé Macuco, Jorge de Otolu, Hilbertt de Azauane também pertencia ao Asé de Fomutinho, Zezinho da Boa Viagem, Olegário de Otoolu, Esmeralda de Sango, Arlete de Iansã, Ivan de Iansã entre outros.

Babá Milton ficou vinculado muito pouco tempo a Nação Djeji. Vindo a se ligar posteriormente ao Asé Alaketu (sua atual Nação), qdo tomou 03 anos. Tomou posto de Sacerdote com a Iyalorisá "Mundinha" de Odé Ile (Salvador-BA), filha de Lazinho de Osogia (Asé Opo Afonjá). Passou Asé (Odu Ijé) com o Babalorisá Djair ti Logunede (Aguas Lindas-GO) e tomou Odum Merinlá (14 anos) com o Babalorisá Renato ti Logunede do Asé Odé Omilode (Uberaba-MG). Asé O! Eepa Heei Oiyá!!!(Babá Milton ti Oiyá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário